Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   106a < Page 106b > 106c

cãpos. e as aldeas forõ destroidas per fogo. e p espada. de guisa q qriã ja pdoar aas egrejas tam solamẽdesolamẽde: erro por solamẽte.. E por ende huũ dia a hoste dos gascoões muj grãde sanha Começarõ a roubar a parochia de Luperculo. de guisa q destroyã e leuauã todo qnto achauã. bẽ os homẽs. como outras riquezas Mas porq hi auia nemhũs caualeiros q os podessem embargar. começou ali dar cõtra eles a graça do nosso snor ds. polo amor do seu seruo bẽ auenturado Lupculo. E cayo logo grãde cõfundimento emna hoste. de guisa q çegaron muytos deles. e assy q sabiã per hu corriã. e os outros cayã dos caualos. e qbrauã lhe os pescoços. e morriã todos muy mesqnha morte. E a outros cayan lhe as emtrahas em terra. e acabauam sua vida muy desonrradamẽte. e os outros emloqueçerom. e sayrõ de seu siso. e nũca forõ saãos. ataa q fezerom emmenda a ds. e ao bem auẽturado sam Luperculo do torto q lhe fizerom.

¶De como sam Luperculo apareçeo a Sauino emna sua egreja. e o deitou fora. e moreo muy desonrradamente. Capitulo .ccxxx.

EMtre todolos outros q errarom cõtra sam Luperculo. e foron emenda


Guardar XMLDownload text