Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   106c < Page 106d > 107a

litirados. e outros auerã sabor de os aprẽder de coraçã. ¶Agora ouuide. e cõtar vos emos da vida. e da paixõ d Uito. e de sam modesto. e de santa Creçẽçia.

¶Da vida e da paixõ d sam Uicto. e d sam Modesto. e d santa Creçẽçia. E logo de como rogaua sam Uicto a nosso senhor que tornasse seu poder a santa fee. Capitulo .ccxxxj.

O Bẽ auẽturado Uicto foj natural d terra de Licaonia e foj do grãde linhagẽ dos senadores. E qndo cõprio doze ãnos que naçera. veo pola ajuda d nosso senhor aa coroa do marteiro. Reynãdo Diocleçião. e Maximiano estes dous empadores d q vos agora falamos. E forõ outrosy marteirados ele. Modesto. e santa Creçẽçia seus amos. q o criarom. E o bẽ auẽturado Uicto. seendo muy menino. fazia muytas vertudes. e mujtas marauilhas pela graça do spu sãto. Ca ele hõrraua sempre ds saão amor da sua võtade E estaua as noites. e os dias sempre e orações. e cõuertia a nosso snor as almas q estauã psas do engano do diaboo. E daua esmolas aos pobres. do q ele auia muy frãcamẽte. assy como muy rico. E


Guardar XMLDownload text