Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   110a < Page 110b > 110c

muy grãde piedade q ouue da dor de seu padre. disse. Hu he o ds jupiter a quẽ tu prometeste os grãdes dões. e os grãdes sacrefiçios. Leuãte se ahora. e ajude te emnas cujtas q estas posto. Ca [..] escrituraCa [...] escritura: lacuna semântica; falta o artigo definido. santa diz. Amicus in angustijs coprobat. Que quer dizer. O amigo. nas coitas se aproua. E em outro logar diz. No agnoscit i bonis amicus: nec inimicus celat in malis. Que quer dizer. O amigo. he coheçido ẽnos beẽs. nẽ o ẽmigo se emcobre ẽnos males. E pois padre tu nom deues catar por amigo aquele que prouas. e te ajuda emnas tuas coitas. Mas o nosso ds q he semp leal amigo. castiga nos a nos. polo seu ppheta. e diz. Judica me i die tribulatiois: eripia te et glorificabis me. Que quer dizer. Chama me ẽno dia da tua coyta. e liurar te hei dela. e louuar me as. E padre. pois por aqsto o chamamos semp aa nossa ajuda. e ele obra sempre nossa saude. sem todo faleçimento. E pois se tu rogares aqueste com leal coraraçõcoraraçõ: erro por coraçõ.. ele te dara o lume da alma. e do corpo. E quando ylas ouuio aquesto. disse a seu filho. Filho tu roga por my. assy como o sabes que o as d rogar por tal q ele torne o lume aos me olhos polas tuas rogarias. E disse ẽtõ o bẽ auẽturado menino alegre cara. qres q rogue a ds pola tua saude? e ylas respõd qro. e mãdo o muj homil

Guardar XMLDownload text