Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   115a < Page 115b > 115c

EMno tpo d Diocleçião. e d maximiano. aqstes dos ẽpadores d q vos agora cõtamos seẽdo a psiguiçõ grande. e auiuada. como auedes ouuido. Os bẽ auenturados homẽs Primo. e Feliçião forõ acusados dos bpos dos tẽplos ãte Diocleçião. e Maximiano os dous ẽpadores. e dziã lhes. Os nossos duses dspreçã d nos dar reposta. e dizẽ. Que se fazemos sacrificar p força pmo e feliçião. poderemos deles reçeber nẽhuũs beẽs. E pois agora ajudade nos. e vosso senhorio q nom pereçamos. Emtõ diocleçião. e maximião mãdarõ a seus cauallos q os buscassẽ d todo coraçõ. e q os trouuessem. Erã pmo. e feliçião çidadãos d Roma. e dsy buscarõ nos os caualeiros. e acharõ nos ante os ẽpadores. e eles mãdarõ lhes deitar muj fortes cadeas. e mete los emno carçer. E estãdo aly psos por amor de jesu o. veo a eles o anjo de nosso snor polos fortar. E soltou os daqlas prissões em q estauã atados. E começarõ ẽtõ os sctos martires a dezer. Beẽzemos te nosso snor ds q cõfortaste os teus suos. e dsataste todalas nossas prisões pelo teu ãjo bẽ como fezeste a Pedro teu apostolo. E poys pedimos te por merçe nosso snor jhesu o. que tu nos nom faças estrahos dos teus

Guardar XMLDownload text