Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   125d < Page 126a > 126b

E logo da vida e paixom de sam SeguudoSeguudo: erro por Segundo..

¶Dos martires que forom marteirados emno tempo d Galerio maximino. o emperador. e logo da vida. e da paixom de sam Segũdo. E de como o prendeo o proconsul. E mandaua lhe sacrificar. Capitulo .cclxxij.

EMno tpo q reynou galerio maximino dpois d seu padre Diocleçiaão. o Emperador. Em aquele tempo matou Artemia sua hyrmana filha de Diocleçiano pola ley dos aãos. E emuiou dgredos per todalas prouençias. e pelas çidades. e pelos castelos. q hu quer. que fossem achados os aãos que moressem todos ante que fossem ouuidos. E estauã emtom por aquela razom muytos ascõdidos açerca das çidades. porque he bem de esconder Jesu o dentro emna alma. E eueoeueo: erro por aueo. assy que o bẽ auẽturado Segũdo estaua ascõdido demtro em huũa casa de hũa molher. que auia nome Eudoxia. e era ãa muj boõa. e daua lhe cada dia suas esmolas do q auia mester. E ele daua todo o dia graças a deos em suas vegilias. e em suas oraçõoes. Mas aueo assy q era pcõsul emna çidade de Espoleto aque


Guardar XMLDownload text