Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   133a < Page 133b > 133c

teẽdo essa pfia louca sodes deitada de todalas vossas cousas. e de todalas vossas riqzas. e estadestad: provável erro por estade. ja açerca de auer muytos tormẽtos vossas filhas ambas. E Dafrosa lhe disse emtõ. E ds q emuioy nosso snor jhesu o q nos liurasse esse me pode a mi dar. o meu marido e chegar me as suas riqzas do çeo ca se eu ey doo da morte do meu marido. muyto me alegro pola sua muj prezada morte. E respõdeo emtõ Fausto. pois muy grãde cousa he a morte. E disse Daffrosa. porq leesse. nẽ te nẽbra q ouuisses a escritura. sabe q escripto he. Preciosa est i cospectu mors sctoru eius. Que qr dizer. Que muy pçada he ẽna cara d nosso snor a morte dos seus sãtos. E disse ẽtõ fausto. Hu he o vosso parẽtesco. e o vosso linhagẽ q vos sendo meus parentes. nũca me mostrastes q prezada era a morte dos sctos. E disse lhe emtõ dafrosa. Tu cree em jesu o. filho d ds viuo. o q Juliano renega. E veras as tuas hõras. e as tuas riqzas acreçẽtarõ se çẽ tãto. E respondeo emtõ Fausto. e disse. De qndo he aqsta creẽça. e disse dafrosa fausto q reçebas baptismo. e q adores a o. solamente por homẽ mortal. pero q morreo por tal que mereças d reçeber o nome do q. Juliano negou a mi. mas q o adores como aquele q reçebeo morte. e he ds: e os seus tempos nom ham fim. Ca foy de sempre. e sera

Guardar XMLDownload text