Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   133d < Page 134a > 134b

em oraçom. e Dometria ante Juliano. o emperador. Capitulo .ccxcvj..ccxcvj.: erro por.ccxcj..

DEsque santa Dafrosa ouue soterrado o corpo d Fausto. tornou se muy alegre. louuãdo o nome de nosso snor jesu o a casa de Flauiano seu marido. e apareçeo lhe ele de noyte e disse. Uen dafrosa. e riçibe a coroa. E a cabo de çinquo dias. estãdo ela em aquela mesma casa orãdo sayo lhe a alma. e foi se para nosso snor jesu o. E quando o ouuio Juliano. o empador. marauilhou se muyto. porque morera assi sem tormentos. E mãdou q quãto auia ela e suas filhas que todo tomassem para ele. E desy mãdou q trouuessẽ ãte ele as saas filhas. E tanto q as dõzelas forom ante a pesoa de Juliano Dometria muy grande medo q ouue. começou a rrogar a nosso snor. e sayo lhe logo a alma. E esto foy .xv. dias por ãdar do mes de juho.

¶De como Uiuiana foy açotada. e ferida palmadas. e desy morreo. Cap .ccxcij.

QUando Juliano vio de como Dometria morrera. teue se por cõfondido. E mãdou buscar hũa molher que emsinasse a Uiuiana a outra dõze


Guardar XMLDownload text