Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p4d < Page p5a > p5b

e a eles fazia mal nẽhũ fo .xxij. Como adrião mandou os sanctos mrti. subir ẽno eculeo. e poer elleselles: erro por lhes. nos costados folhas d ferro ardẽte dsy estopa rezina e oleo ardẽte d’aredor dlles os eculeos fo .xxij. Como coloero foj marteirado e hordenou o papa calamero por bpo e o ẽuiou a çidade de millano. cap .xliij. fol .xxiij. Como faustio e jonita forõ tornados d cabo psos a brixia e dgolados fora da çidade c .xliiij. f .xxxiij Como o ẽpador adrião mãdou çerial o seu vigairo aa çidad d gabis a prẽder a getulo c .xlv. fo .xxiiij. Como moustroumoustrou: erro por mostrou. getulo a çerial amãçio seu jrmano el tribuo q era mujto seu amigo e d como ambos cõuerterõ çerial ca .xlvj. f .xxiiij. Como sixto papa bautizou çerial o vigairo hũa coua c .xlvij. f .xxv. Como adrião o ẽpador ẽuiou a liçiano o sul q pndesse çerial f .xxv. Como liçião mãdou dsuestir os sãtos martires e desy ferir. e emçerrar emno carçer cap .xlix. fo .xxv. Como amançio e çerial e pmitiuo forom queymados e getulo ouue britada a cabeça com paos. porq se qymaua estãdo ẽno fogo cap .l. fol .xxvj Da vida e da paixõ d alexãdre papa e d euẽçio e d teodoro e como aureliano pndeo hermes e fez meter no carçer alexãdre f .xxvj. Como o ãjo troue d noite alexãalexã: erro por alexãdre.. ao logar hu estaua pso hermes. por tal q cressem qrino e Tribuno

Guardar XMLDownload text