Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   140d < Page 141a > 141b

Emuio lhe dizer outra vez per aqle mesmo priuado. Anastasio bem sey eu q has vergonça pelos çidadãos que som aqui de tua terra. e por ẽde queres negar o teu ds. mas porque o mandamẽto do emperador me aprema. cõselho te que digas per palauras do negamẽto ante my e outros dous. e leixar te he logo. Mas o martyr emuiou lhe dizer per aquele mesmo mãdadeiro. Nunca acõteçera a my que eu ante ty. nem ante outros negue o meu senhor jesu o Emtõ o mãdou trager ante sy e disse lhe ele per sy mesmo. Ues que manda o emperador que te emuie preso em cadeas a Persia. E disse lhe emtom o bem auẽturado sam Anastasio. Se me quiseres leixar eu so me hirey ao empador. E quando Barzabaua vio que tam forte estaua q nom auia medo de ameaças. nem podia ser tornado per afagamentos emuiou o com seu selo ao carçer. E a cabo de cinquo dias ẽuiou ala outros dos a ele. e sam Anastasio mostrou lhes o selo q Barzabaua lhe dera.

¶De como hum rico homem fez tyrar da prisom sobre sy sam anastasio para honrrar a festa de santa cruz. e desque ouue pregado na egreja leuou o a sua casa a comer. Capitulo .cccxiiij.


Guardar XMLDownload text