Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   143a < Page 143b > 143c

sy leixou o ençarrado ẽno carçer. e foy sua carreyra. E a cabo de poucos dias tornou se de cabo pera ele e começou o a conselhar q negasse jhu o filho de ds. e conselhaua o ora afagos. ora pmetimẽtos de auer e de grãdes honrras e as vegadas ameaças e tormentos. Mas quãdo vio q o seruo de o se espãtaua por medo nẽ se enganaua p afagos nẽ se tornaua por feridas. mas q estaua semp firme ẽna fe d o. Mãdou o outra vez atar e ferir paos bẽ como ante fezerõ. e desque foy ferido feze o desatar e enforçar per hũa maão e desy feze lhe atar huũa pedra muy grãde em pee e leixou o assy enforcado e foy se sua carreira e sofreo aqste tormẽto o santo martir d jhu o bẽ per espaço d duas horas do dia. E desy veo o juiz e feze o desenforcar daly e foy se sua carreira e cõtou ao empador a fortaleza do seu coraçõ e de como estaua firme em jesu o.

¶De como Anastasio outros satenta martires foy afogado baraços na ribeira do ryo. Capitulo .cccxx.

QUando o emperador ouuio aquesto. emuiou despois a cabo de quinze dias a aquele mesmo juyz outros muytos pera matar ho bem auenturado martyr. e outros muytos aãos e algũs catiuos que tinha


Guardar XMLDownload text