Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   144b < Page 144c > 144d

e o mao rey. e sem piedade sera morto a poco tpo. Mas ds qrẽdo qndo vos fordes a scta çidade d diapol. hiredes a pousada d anastasio. o abade. e dizede ao meu abade. e a todolos outros fraires aqstas cousas q vos eu digo. e todo o al q virdes q d mi acõteçer. E segũdo conta. o q aqsta paixõ escreueo. sem falha aqstes homẽs bem assy o fezerom como lhes elheelhe: erro por elle. mandou. Ca aprenderõ todo o feito da sua paixõ. e todalas cousas q ouuirõ da sua boca. e as q dle aconteçerõ. e contauã nas em cada logar a louuor d nosso snor jesu o. e mayormtemayormte: erro por mayormente. aqle abade. e aqles fraires q lhes ele mandou.

¶De como o mõje q fora sam Anastasio se tornou a seu moesteiro. e deu logo saão o moço que era demoniado tãto que lhe vestio a uestidura. Capitulo .cccxxiij.

O Mõje d q vos d suso falamos q fora a anastasio: e q soterrara o seu corpo. reteue muy bẽ em escrito. e em seu coraçõ ẽno moesterio d Sergio todalas cousas q dele acõteçerõ. E seue hi pẽsando em seu coraçõ em tal guisa podria tornar a seu moesteiro sem perigo. ca auia medo dos destruimentos. Mas a cabo d dias dpois q Anastasio foj morto. veo o muy aão. e muj sãto ẽpador Eraclio aaqla terra con


Guardar XMLDownload text