Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   147d < Page 148a > 148b

batalha e o muy alegre vençimento nom he em lidar do homẽ. mas todo vem da vontade de deos. EE: letra apenas parcialmente impressa, devido provavelmente a deficiente tintagem do tipo. poys nos seruamos de todo coraçom aquelle deos que disse emna ley. eu mato e eu torno viuo. E disse emtom africano. E nom esmas tu sobre todas aquelas cousas que alguũ deos ha. Dy me tu que ganharam hos tormentos da cruz. E respondeo lhe emtam sam focas. e disse lhe. Tu paras mentes ha carnal morte que elle reçebeo por sua voontade e nom entendes a resurreiçam que foy logo de que se marauilharam muyto has molheres tanto que o viram. Certas nom te podes escusar que nom sabes todas aquestas cousas. Ca tu q confessas a sua paixam e contas as suas penas. bem soubeste a sua sobida que sobeo ao çeeo e a sua gloria Se nom cata as escripturas e veras de quem fostes criados tu e o teu emperador. E acharas que aquelle jhesu christo que tu esmas q foy crucificado esta emna seeda do çeeo e deestra de seu padre pera julgar todos. E quando Affricano ouuio aquesto foy ja quãto sanhudo. e disse. Por muyta parla que em ty as ja tu vençeras Demostenes o saybo. mas sacrifica aos deuses. por tal que nom sejas queymado em muy cruel fogo. e olha aqui bẽ cinquoenta mil homẽs ou mais que todos teem em ty os olhos e

Guardar XMLDownload text