Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   153a < Page 153b > 153c

DEsque ho bem auenturado martir sam Focas ouue contado aquesto em esta visam a Trajano ho emperador. Foy se logo Trajano pera seu paaço. e o que foy grande marauilha logo a ora o prẽdeo muy grande quẽtura de febre muy mezquinha e muy forte e deytou se logo em seu leyto. Ca tam grande era a sua enfermidade que ho nom leyxaua em nenhũa guisa estar sobre as pernas. E quando veo ao terçer dia morreo segundo a palaura que ho sancto martyr auia dita. Aquesta he a payxam do bem auenturado martir sam Focas o bispo da cidade de sineps q foy marteyrado em Ponto. emno tempo de Trajano aqueste emperador segundo que auedes ouuido. E foy a sua paixam quatorze dias andados do mês d julho. E porpor: erro por porque. ele foy muy humildoso a nosso senhor reçebe o muy grãde honrra o seu nome em ponte. e em Flagonia. e em armenia e em todalas outras terras do mundo. E por ende vos leyxamos aqui de falar dele e cõtar vos hemos da vida e da paixã de sam Mãço q foy dos sasenta disciplos d jhu o q temos q foj marteirado tpo daqste empador e o ouuide em qual maneira.

¶Da vida e da payxã de sam mãço. e logo d como veo pegar a Espanha p mãdado de nosso snor. Cap .xvij..


Guardar XMLDownload text