Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   153b < Page 153c > 153d

ANtre todollos martires q forã marteirados de muy fortes payxões e q desprezarõ aqste mundo per morte buscando a vida q a de durar por sempre. bẽ deue ser cõtada muy fremosa paixã do bem auenturado sam Mãço. Sabede q sam manço foy natural da cidade de roma. e ao tẽpo q nosso snor andaua por terra de judea. ouuindo elle as marauilhas q dele contauã per todo o mundo foy se pera ele. e chegou se a sua cõpanha e foy huũ dos sasenta e dous discipollos q o nosso snor jhu o escolheo por elle E quãdo os emueo a pegar per todalas terras do mũdo segundo cõta o euãgelho. Ueo se o bem auẽturado sam mãço a pgar a espanha. e foy se per puençia de luzena terra de ebora a cãpo q he chamado Meliana hu morauã muytos judeus e começou lhes hy a pegar e cõtar o feito de nosso snor jhu o polos tornar a verdadeira creẽça.

De como os judeos desuestirõ manço. e o estirarã muy fortemẽte cordas. e o ferirõ malamẽte com paaos. Capitulo .xviij.

SAm manço estando aly preegando cada dia aos judeus segundo q vos auemos cõtado. tomaua cada dia


Guardar XMLDownload text