Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   155b < Page 155c > 155d

de terra ante erã todallas paredes de marmores e os piares outrosy muy altos e muy fremosos. E o altar outrosy auia nenhũa cousa de madeyra ante era feito de prata e doutros metaes. E fez aly nosso senhor depois muytos milagres e muytas marauilhas por o seu santo martir. e feze lhe sempre a ygreja festa cada anno.xj. dias por andar do mês de setẽbro. Mas agora vos leixaremos aqui de falar de sam Manço e de todolos outros marteres q forõ marteyrados ẽno tempo d Trajano o emperador. e contar vos hemos dos martires q foram marteyrados emno tempo de Antonino pio o empador. e logo de sam Marçel.

¶Da vida e da paixã de sam marçel. E logo de como fogirõ do carçer ele e sam valentiniano. e forã a preegar a outra terra. Cap .xxij.

SEgundo de suso tamos dos outros emperadores. e o emperador antonino pio começou a reynar em roma emna hera de cento e sasenta e oyto annos quando andaua ho ãno em q nosso senhor jhesu christo naçeo em cento e quorenta. E que auia .ix. annos q sam cerofforo fora apostoligo de roma E aqueste emperador fazia muy


Guardar XMLDownload text