Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   156a < Page 156b > 156c

pode sofre lo que muy grande doo e muy grande pesar nom ouuesse. E por ende começou logo a castigar seu hospede e a mostrar lhe que as pedras eram sem siso nenhuũ. e que lhe poderiam dar vida nenhũa em as cousas que elle cobiçasse. E dizia lhe que eram loucos e taes como bestas e que auiã muy pouco departimento das pedras emtalhadas aquelles que criam q eram deuses os que eram emtalhados per maão de homẽ a semelhãça dos diaboos. E este castigo e esta contenda do bem auenturado sam Marçel. tam grande a ouue e tam grande poder segundo falamos em escripto que em muy pouco tempo conuerteo a casa do seu hospede do erro em que ante estaua a creença do nosso senhor jhesu o. E feze lhe quebrantar todos quãtos ydolos tinha em sua casa.

¶De como sam Marçel se achou emnos campos prisco. o adiãtado que fazia festa aos ydolos. e cõuidou o hy. e nom quis comer e cõselhauã se os gẽtios que o espadaçassem nos ramos das arbosarbos: erro por aruores, provavelmente influenciado pelo castelhanismo arboles. Capitulo .xxiiij.

DEsque ho bem auenturado sam Marçel ouue ja quanto morado com aqloaquelo: castelhanismo. seu hospede por a grãde alegria que ouuera elle porq era cõuer


Guardar XMLDownload text