Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   157a < Page 157b > 157c

dous dias fazendo sempre oraçã. e dãdo louuores a nosso snor jesu cristo. E a terçeyro dia morreo emno amor de ds em aquelle mesmo logar. que he a duas milhas do castello de Cabolõ. E emuiou a sua alma muy lympa. e sem manzella a nosso senhor ds. Mas agora vos leyxaremos aq de falar delle. e dos martyres q foram emno tempo de Antonino pio. e cõtar uos hemos das payxões dos martyres que foram marteyrados emno tempo de Marco aurelio seu filho. e de Antonino seu neto. E primeiramente da vida. e da payxã de sam Ptolomeo.

¶Dos martyres que forom marteirados emno tempo d Marco aurelio nero. E primeiramente da vida e da paixam de sam Ptolomeo. E logo da boa molher que se partio de seu marido. porque era çujo. e luxurioso. Capitulo .xxvij.

DEspoys d Antonino pyo foy alçado por emperador d Roma Marco aurelio seu filho. e esto foy emna era d dozẽtos ãnos. quãdo ãdaua o ãno q nosso snor jesu o naçeo çento e .lxij. e q auia qtro q aniçeto fora apostoligo d roma. e este ẽpador marco aure


Guardar XMLDownload text