Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   158a < Page 158b > 158c

do carçer. feze o tirar ho Centurio e deu ho a huũ juyz que o julgasse. E o juiz nom lhe preguntou outra cousa nemhuũa senõ se era ão? Mas elle que era sabedor de tanto bem. respõdeo a maneira da santa ley dos cristaaoscristaaos: erro por cristãaos por errada distribuição do tipo sem til no caixotim do tipo com til.. e falou de todo emsinamẽto de nosso senhor jhesu o. e de todolos astabeliçimẽtos da sua ley. e mẽfestou abirtamenteabirtamente: erro por abertamente. ante o oo o: erro por repetição. pouo todo q era aão. Ca todo aquelle que nega. o q he sem duuida cousa culpada julga que he aquelle que nega. E tanto que elle ouue cõfessado aquesto. logo ho mandou degolar vrbiçio. o juiz. e sem falha assy foy feito. e emuiou a sua alma limpa. e sem pecado a nosso senhor jhesu o. Mas agora vos leixaremos aqui d falar delle. e contar uos hemos da payxam de sam Luçio que foy marteirado logo apos elle.

¶Da payxam de sam Luçio martyr. e como foy marteirado. e degolado. Cap .xxix.

A Ora q o juiz vrbiçio du a sentẽça q o bẽ auẽturado martyr ptolomeo fosse morto estaua hi cauallo ão q auia nome luçio E qndo vio que loucadamẽte e a prissaprissa: erro por pressa. dera a sentẽça cõtra o santo homẽ. disse a Urbiçio juyz. Rogo te que me digas que aachaque


Guardar XMLDownload text