Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   168a < Page 168b > 168c

veo em cabo e tirarõ em postomeiro como era menino. e auia os mẽbros tenros ho pode mais ẽdurar. e say lhe logo a alma do corpo. e foy sse pa o nosso snor jhesu o sem toda mãzella. e sem toda çugidade. Mas a bẽ auẽturada sancta blãdina como era ja acostumada a soffrir tantos tormẽtos. e esquos como ãte auia sofridos segundo q adiãte ouuiredes. pode morrer aginha por tantas qntas penas lhe fizerõ. ãte ficou viua e guarida q era marauilha bẽ dezẽdo e dãdo louores a nosso snor jesu o. e dsy foy marteirada segũdo q agora ouuiredes.

¶De como santa Blandina foy açotada. e assada em grelhas de ferro. e desy deitada aas bestas e nom lhe fizerom mal. Capitulo .lvj.

DEsque a bẽ auẽturada sãcta blãdina vio q todolos outros marteres erã mortos e q ficara ella viua dpois de todos foy muy alegre a grãde marauilha assy como muy nobre madre de todolos outros. e como aquella que auia emuiado outrosi os se filhos a coroa do marteiro comecou se de aqueixar pa os seguir alegrando se muy fortemẽte assi como se fosse cõuidada ao tambo do seu esposo. ou ao jẽtar das vodas. E dsque vio o juiz q daua nada por todo aqlo feze a d cabo açoutraaçoutra: erro por açoutar. muj fortemte


Guardar XMLDownload text