Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   168c < Page 168d > 169a

rio a de muy fortes golpes sem conta lidindolidindo: erro por lidando. a. e arrastando a p toda area a todas ptes quebrãtadoquebrãtado: erro por quebrãtãdo. a muy fortemente. Pero com todo aqlo nom lhe fez uemhũuemhũ: erro por nemhũ. mal. nẽ lhe fez chaga nẽhũa ante estaua ella muy allegre de cara segũdo que auia costume d ser em todolos outros tormentos. e tinha o seu coraçõ muy esforçado em grande esperãça que auia em nosso snor jesu o quẽ ella estaua falãdo toda via em louuor e em oraçoões. Mas qndo o juyz vio aqsto. tanto ouue grande pesar polo vençer assy sofrença de hũa molher q o pode mais soffrer. e mandou a degolar. e bẽ assi foy logo feyto. E desta guisa morreo a bem auẽturada santa blandina. e ẽuiou a sua alma a nosso senhor jhesu o Mas todo aquesto vos contaremos muy mais cõpridamente emno liuro das virgens. hu falaremos da sua payxam segũdo q vos de suso disemos. E por ẽde vos qremos contar das brauezas q o adiantado fez contra o seu corpo. e todolos outros santos depois que forom mortos.

¶De como os sctos martyres forã ditados aos caeẽs e os guardarõ os cauallos de dia e d noite por tal q os nom soterrasem os cristaãos. Capitulo .lviij.

DEsque santa blãdina foy morta. marauilhauam se


Guardar XMLDownload text