Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   170c < Page 170d > 171a

por nosso senhor e foy degolado. e desy a outr muytos apareçeo scta pothamiana alexãdria em visom q forõ discipollos ella de suũ em aprender a palaura d nosso senhor ẽna escola de origenes. e daua lhes outros taes doões e tragia lhes as coroas do marteiro q lhes ganhaua d nosso senhor. E por ende vos leixaremos agora aqui de falar de sam basilides e de todolos outros marteres do tẽpo de Seuero. e cõtar vos hemos dos q forõ marteirados ẽno tpo d deçio o empador.

¶Dos martires q forõ marteirados emno tpo de deçio. o empador e logo da paixõ d sam metrano e como foy pso e ferido paos. Cap .lxiij.

O Emperador deçio segũdo auedes ouuido dos outros emperadores começou a reynar em roma emna era de dozentos e nouẽta e huũ ãnos quando andaua ho ãno em [......] nossoem [......] nosso: lacuna sintáctica, falta o indispensável pronome relativo (que) que articule o ano com o nascimento de Jesus Cristo. senhor jhesu o naçeo em duzẽtos e cinquoẽta e tres e que auia dezaseys que sam fauiã fora apostolico de roma. E segundo cõta eusebeo emna estorea eclesiastica ẽno seu tẽpo foy muy grande a persiguiçõ emnos aãos emna cidade de alexandria. Mas diz que começou hy logo per mandado do emperador. mas de hy a


Guardar XMLDownload text