Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   174b < Page 174c > 174d

falar d sam arsemio. e tar vos hemos d ysidoro q foj marteirado d suũ elle.

¶Da paixõ d ysidoro. e logo d como [] espadaçado como […] espadaçado:lacuna sintáctica; falta o auxiliar do verbo no particípio passado, espadaçado. todo a tormẽtos. e dsy foj qimado Cap .lxxvij.

A Sazõ q erõ e sam arsemio forõ psos. foy pso de suũ elles o bẽ auenturado sam ysidoro homẽ muy santo e muy acabado todallas obras de nossa fee. e foy leuado ãte o juyz. e atormẽtado d mujtas guisas pola fissã d nosso snor jesu o. d guisa q despedaçarõdespedaçarõ: poderá faltar um pronome clítico, em próclise ou ênclise, com função de complemento directo do verbo. tam curamẽte o marteirarõ. Mas dspois q vijrã q em nẽhũa maneyra o no podiã trazer aqllo q elles qriã. dytarõ no ẽno fogo erõ e arsemio. e foy aly qimado d suũ elles. E este marteiro do qimar fezerõ ẽtõ em alexãdria a todolos sctos. ou aos mays dlles por mostrar a grãde saha. e a grande crueldade q auiã cõtra os ãos fazẽdo elles todo o auesso. ca elles dgolauã as molheres segũdo q d suso ouuistes q era mais aguisado d ser qimadas se morte mereçessẽ. e qymauã os homẽs q era mais aguisado d serẽ dgolados E por ẽde qimarõ erõ e arsemio e ysidoro bẽ todolos outros. Mas agora vos leixareos aq d falar dlles. e tar uos heos da paixõ d discoro q foj marteirado ẽtõ. e morreo dspois a tpo.

¶Da paixõ d discoro. e lo


Guardar XMLDownload text