Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   175c < Page 175d > 176a

que auia açerca de ganhada.

¶De como os cauallos seys se poserõ ante a sede do juiz d seu grado pa reçeber marteyro. e forõ tormẽtados d muytas guisas. e desy dgolados. Capitulo .lxxxij.

OS sctos cauallos fazẽdo estes sinaes tam dscubertos ao aão. q estaua ja pa pereçer ẽtẽdeo todo o pouo que estaua arredor. d guisa q virõ bẽ o pouo dos gẽtios começassẽ a dar vozes nẽhũas cõtra elles. ãte elles saltaron meo do cãpo. e se poserõ ãte a seda do juiz. e começarõ a dar grãdes vozes q erã aãos. E ẽtõ da sua fiuza grande ouuerõ os psiguidores grãde medo e creçeo aos aãos muy grãde esforço d coraçõ. Porq aqlles q todos cuydarõ d ser vençidos polos tormentos se hyam meter de seu grado a soffrir as penas. E aquello q os gentios sẽ piedade mostrauã aos homens ameaças aqllo semelhaua que auiã võtad d reçeber elles. e q cobiçauã al vẽcẽdo por elles o nosso snor jesu o. E qndo o juiz vio q dscubertamte mẽfestauã q erã aãos feze os atormẽtar de muytas guisas muy cruamente. E em cabo despois q vyo q os podia tornar em nẽhuũa guisa. mandou hos degolar. e desta guisa reçeberõ a soldada da caualaria daquelle snor a quẽ seruirom. Mas agora


Guardar XMLDownload text