Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   179b < Page 179c > 179d

do nenhũ E era aqsta maneira de milagre muy honrrado nomeado porq faziã creente os saçerdotes a todo o pouoo q era leuado aqle sacrificio ao çeo p vtude dos deuses e ho vẽdo nẽhũ. mas aueo assi hũa vez q a sazõ q aqllo faziã estaua hy o bẽ auẽturado sam asterio. E qndo elle via q os mesquinhos erros dos homẽs psos ẽna grãde marauilha daqle falso milagre ouue muy grande pesar por ẽde e começou ha sospirar e gemer e alçou os olhos e tẽdeo as maãos tra o çeo chorãdo muy grauemẽte e toda fe e disse. Snor jhesu o ds vdadeiro sobre todolas cousas tu descubre as artes do diabo ẽganador e soltara a puridade daqste erro aos homẽs e mortaes. E ele rogando aqsto a nosso snor muytas lagrimas apareçeo a essa hora andando sobre as aguas do rio d jordã o sacrifiçio q elles todos cuydauam q era sobido aos çeos o vendo nenhuũ e virõ no todos qntos hy estauã. de guisa q nunca pode ser feito aqlle erro daly adiante em aquelle logar. E assy per rogo de sam Asterio huũ aão soo foy solta e destroyda com os seus fazedores a arte do engano que duraua por tantos tempos.

¶De como asterio leuaua aas costas o corpo d maximo. e foy por ẽde pso e dgolado. Cap .xcv.


Guardar XMLDownload text