Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   191a < Page 191b > 191c

da casa d seu padre esta semp pgãdo huũ santo pste q auia nome domingo E ella poendo se toda via a fresta ouuia as grãdes cousas que elle dizia d nosso snor jesu o. d como rçebera huanidad o nosso saluador. segũdo o disserõ ante os pphetas. E d como naçera d sãta maria virgẽ. e de como o uierõ adorar os reijs magos grande medo. e grande hõrra. E a visõ da fremosa estrella q elles virom. e a claridade dos sãtossãtos: s longo defeituosamente impresso, confundindo-se com l. ãjos e o louuorlouuor: a segunda sílaba defeituosamente impressa, sobretudo na primeira letra. dos maes. e a vtude das suas grãdes marauilhas. e o louuor da cruz. E a resurreiçã dpois q foy morto. e como se dscobrio aos se discipolos. e sobio ao çeo. e see a dstra do padre e como he mortal o seu reyno. E pois ouuidoouuido: erro por ouuindo. sãta justia pela frestra todas aqstas cousas do bẽ auẽturado domĩgo. assy foy esquẽtada pela graça do spu scto q o pode sofrer mais nẽhũa guisa. ante cobiçaua d uiruir: erro por uer. cara por cara o bẽ auẽturado pste domĩgo.

¶De como sãta justina dscobrio a sua madre sua oraçã e a qria cõuerter se podesse. Cap .cxxix.

SAnta justina nom podendo soffryrsoffreyr: castelhanismo. em sy mesma o grande esquẽtamento do spu sancto disse a sua madre. Senhora ouue me a mi q tua filha. sabe q nada estes vãos ydolos q nos adoraos cada dia ẽdoado ca ydolos d’ouro e d pta e d’arame


Guardar XMLDownload text