Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   191c < Page 191d > 192a

dlles nosso snor jesu o. que disse. Uinde a my. ca eu vos dou o reino dos çeos. E quãdo veo a mehaa q acordarõ marauilhando se muyto daqllo q virõ. e ouuirõ. e tomarã sua filha. e forõ se ella pa jgreja d suũ. o bẽ auẽturado domingo o pste. e começarom no todos a rogar muy huildosamẽte q os leuasse ao snor e muy nobre mestre sasa: não está visível o til, talvez não por troca de tipos mas por defeito de impressão, que difusamente afecta vários lugares desta página. optato o bpo. e feze o logo domigodomigo: não está visível o til, talvez não por troca de tipos mas por defeito de impressão, que difusamente afecta vários lugares desta página. E elles como chegarõ a elle deitarõdeitarõ: do til sobre a vogal final apenas são visíveis vestígios, devido a defeito de impressão, que difusamente afecta vários lugares desta página. se aos pees do bpo. e rogauã lhe q lhes desse o sinal de nosso snor q he o baptismo Mas o bpo nom qria sentir ao q elles diziã creẽdo q erã uertidos ate q cõtarõ a uisõ d como virõ o saluador jhesu o. E diserõ lhe todo o amor q a virgẽ auia nosso snor jesu o. E desy rapou a barba. e çerçeou os cabellos da cabeça q ãte tinha lõg por rezõ q era saçerdote dos ydolos. E desi forõ se todos a jhrlm. e forã hy baptizados aos pees do bẽ auenturado bpo optato. E dsy dfio foy ordenado pste. e tẽdo a dereita carreira durou ẽna hõrra de missa cãtãte ãno e meo. e dessadessa: erro por dessy. morreo. e foy se pa o nosso snor jesu o. E agora vos qreos tar d como veo aa paixõ a bẽ auẽturada sãta justina. e dsy p rezõ dlla o bẽ auẽturado bpo çibriã q foy uertido pela grãde santidade dlla.

¶De como Agladio se namorou de sãta justina hijndo ella a jgreja. e tomou grãde com


Guardar XMLDownload text