Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   199c < Page 199d > 200a

mear semẽte. e dela cayo açerca da carreira. e della amtre as pedras. e outra morreo ante as espinhas. e valhicos. Ca sem falha assi aconteçeo a elle. ca em aquelle tempo ajũtauam se muyto as espinhas. e os valiços. e derramaua se muyto pouo da fee de jesu christo. porque os caudees. e os reys emloqueçemdo se polo sacrifiçio dos ydolos mouerom muy grande persiguiçã cõtra os aãos. por tal que os fizessẽ sacrificar aos diabos. Mas o bẽ auenturado bpo sam çebriam comfortaua todalas jgrejas p suas cartas que lhes emuiaua muy ameude. e affirmaua os muy fortemente todalas cousas. e tornaua mujtos de erro dos gẽtios a fe d nosso snor jesu o. mas o diabo maa serpẽte. e çuja selhou pelos se maos homẽs a euthemio o de d’oriẽte q pndesse sam çebriã. ca lhe diziã q çebriã o bpo era mestre dos ãos. e q elle dstroya a louuor dos deuses e q p se ẽcãtamentos. e p suas cartas q ẽuiaua auia dstroida toda a trra d’oriẽte hũa vgẽ. q auia nome justina. E sẽ falha os ẽganaua elle polos ẽcãtamẽtos. mas cõfortaua todalas trras se ẽsinamẽtos. e cõselhaua lhe q sacrificassẽ aos deuses segundo q d suso vos dissemos. E por ende o conde Euthemio ouue muyto grãde sanha a marauilha. e mãdou pnder çebriam. e samcta justina. e feze os deitar em muyto forteforte: erro por fortes. prisoões. E

Guardar XMLDownload text