Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   200a < Page 200b > 200c

deu muyto a muytos. por tal q lha fizessem. E qndo vio q lhe aproueitaua nada veo se pa mi. e pidio me merçee q fezesse pelas arte dos emcãtamẽtos q o amasse ella e lhe qsesse. E eu q era ẽtõ posto muyto grandes erros fiãdo pelos me emcantamẽtos e pelas minhas artes pmeti lhe q o faria. e ẽuiey alla diabo. e ella feze o logo fogir pelo sinal da cruz d nosso snor jesu cristo q era em ella. E embiey d cabo a ella outro diabo mais forte. mas ella por vtude de sua oraçã. logo q se bẽzeo e fez o sinal da cruz. logo o espantou d’ante sy tambẽ como ho outro. e desy emuiey la o caudel de todolos diabos. e espãtou ho ella outrosy pelapela: erro por pelo. sinal da cruz bẽ como todolos outros. d guisa q o diabo começou a dar vozes e dizer q posso solamẽte soffrir a sua catadura. E dmais dous anjos q estã çerca della que resplandeçẽ as suas caras assy como chama d fogo E eu que me trabalhey logo d’aprẽder que sinal era aquelle da cruz o mezquinho do diaboo por apma. Dos santos anjos que guardauã a virgẽ cõtou me todo sacramento do cruçificado. E de como elle era aquelle que auia d julgar os viuos e os mortos. Emtom eu desprezãdo todolos liuros da arte dos ẽcãtamẽtos dey os ao bpo q foy ãte d mi q os qimasse. e me fizesse ão. E todolos ãos. e os mayoraes da çidade e os sctos clerigos d suũ

Guardar XMLDownload text