Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   203a < Page 203b > 203c

lazerados. E elles estando aly ante ha cara de Laudaçio disse lhes elle. q sera auedes ja partida esta vaã perfia e auedes posto de adorar os deuses que adorã todolos mayoraes. Respondeo sam Sisinio o diacono e disse. Nos pecadores adoramos ao nosso senhor jhesu cristo. que aas pedras e aos diaboos nem nos homilhamos a elles como vos outros fazedes. Emtõ laudaçio grande sanha mandou trazer a mesa dos tres pees em q soyam de sacrificar. e mandou lhes q fezessem sacrifiçio. mais o bem auenturado sam sadornym o velho fez sua oraçõ e disse. Quebrante o senhor o deos dos gẽtios e foy logo toda desfecta a mesa do arame e tornou se tal como lodo.

¶De como sam sadornim e sam sisinio forõ ẽforcados emno eculeo e feridos fustes e com neruos. Cap .clxj.

OS gentios que virom de como se desfezera a mesa pela oraçã d sam Sadornym marauilharõ se muyto. E antre todos os outros auia hy dous caualleiros que auia huũ deles nome Papias. e o outro Mauro e começarõ a chamar a grandes vozes e dizer. Uerdadeyramente he deos ho nosso senhor jhesu christo que adorã Sisinio diacono e sam Sadornym o velho. E quando Laudiçio ouuio aquelo mandou


Guardar XMLDownload text