Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   208a < Page 208b > 208c

muy ledo da çuja gamça q auia do baho. E fazẽdo esto aly muy amehude. e comẽdo elle hi os maos e os escomũgados aueo assi dia. q depois q carpasio foy bahado sayo a comer .xix. outros gẽtios maaos. e elles sayndo do baho cayrõ a essa hora terra todos mortos carpasio. o vigairo. e daqlle dia adiãte çarrarõ os gẽtios aqlle baho. e foj muyto grãde espãto daqlle feito toda aqlla terra ate o dia d’oje. E depois q os corpos dos sãtos martyres çiriaco e largo e zinaragdo. e creçenciano forõ soterrados ẽna carreira de hostia a oito milhas da çidade de Roma hu floreçẽ as orações delles agora e semp ẽqnto o mũdo durar reinãdo o nosso snor jhesu o a quẽ seja hõrra e louuor p todos tẽp Mas agora vos leixarem aq de falar de çiriaco e de largo. e de zinaragdo. e d creçẽçiano. e de todolos outros martires q forõ marteirados ẽno tpo d cõstantino e de luçinio os dous empadores. e cõtar vos hemos dos martires q forom marteirados ẽno tpo d cõstãtino. e d cõstãçio. e d cõstãte os tres emperadores filhos de cõstãtino o grãde. e de logo de sam Galicano.

¶Da vida e payxõ d galicão. e logo d como foy a terra d psia. e d siria. q era leuãtada contra Roma Capitulo .clxxxiij.


Guardar XMLDownload text