Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p6a < Page p6b > p6c

cap .xciiij. fol .xlvj. Dos martires q forẽ mrteirados ẽno tpo de aureliano o ẽpador Da vida e da paixõ d cognouis e d como qdou o rio q naçera pelo seu rogo e pasarõ os ãos e dsy mãdou o correr d cabo de guisa q fizesse mal nẽhũ c .xcv. f .xlvj. De como o filho d cognouis foy tragido d suũ seu padre ãte domiçião o cõde. ca .xcvj. fo .xlvij De como domiçião fez poer fogo ardẽte sobre os corpos dos martires e os mãdou poer ẽnas astuas sobre hũa gradizella de ferro e lhes fez mal nẽhũ c .xcvij. fo .xlvij Como os sãtos mrtires forõ metidos ẽna sartẽa feruẽte e dsy depẽdurados e poserõ lhe grande fogo de fundo e lhes fez mal nẽhuũ. cap .xcviij. fol .xlvij. De como qbrãtarõ a cognouis e a seu filho as maãos maço d pao e leuo lhes nosso snor as almas estando a seda do adeãtado cap .xcix. fo .xlvij. Da vida e paixõ d seosipo. e d eleosipo e de meleosipo e de como sua auoo leonila qs q fizesẽ sacrifiçios se ydolos e lhes pgou a ley d nosso snor ca .c. fo .xlviij De como os tres mançebos espertarõ e dos sohos q somharõ essa noite e d como elles cõtarõ todolos seus somhos ca .cj. fol .xlix. De como leonila leuou se netos a matario o fessor q lhe ẽsinase o feito da nossa fe cap .cij. fo .xlix De como estes tres jrmãos forõ fe

Guardar XMLDownload text