Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   212a < Page 212b > 212c

O Bem auenturado sam zoil foy natural da cidade de cordoua e foj homẽ d muj grande guisa e de muy alto linhagẽ. e criarõ no a muy grande viço e a muy grande honrra em começo de sua mançebia. Mas elle temendo que por aquelle viço desfaleçeria despois emno seruiço de nosso senhor pola fraqueza que ha ẽna carne do homẽ. trabalhaua se de se guardar em qnto elle podia. E a santa humildade que elle auia cõtra nosso senhor começou se tam fortemente e tam de rijo de arreigar emno seu coraçom que bem semelhaua que per trespasaua per sanctidade per trespasaua per sanctidade: erro por antecipação da preposição necessária no sintagma, per sanctidade. aquelles homẽs que eram muy acabados per santa fe. Ca bem auenturada vida fazia elle muy fermosa pollas suas sanctas obras. de guisa que estãdo ajnda posto ẽna sua tenra hydade viuia louuor de homẽ muy santo e velho. E a sazom da rayua dos crues caudees q faziã as muy fortes perseguições emnos cristaãos se asanhauã muyto cruamẽte ẽna cidade de cordoua. foy achado ho bem auẽturado sam zoil assy como o lyrio antre as espinhas por o seu nobre odor. E nom era marauilha. ca elle nom se delectaua por esperança que ouuesse de vsar daqueste mundo em nenhũa guisa. ante cobijçaua muy fortemente e de to

Guardar XMLDownload text