Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   212c < Page 212d > 213a

estabeliçidas polos emperadores. por que ha grande nobreza do teu linhagem nom sofra quebranto de homẽ desamado e de maa nomeada. Ca se tu quiseres consentir aos nossos conselhos seras galardoado de grande honrra qual tu mereçes e poderas viuer honrrado e muy prezado emno paaço d’el rey. E como nom creeas que o adoramento dos deuses fez bem auenturados todolos nossos mayoraes. que os elementos pollo seu poder estam firmes e duram. Mas os aãos nom sey eu que adoram. e os mezquinhos sofrẽ muytas coytas. ca huũs deles som enclinados emna forca. e os outros som atados em madeiros e chagados seetas. e outros som quebrãtados a pedras. e outros presos em caarçeres. E os outros atormẽtados de departidas maneiras de tormẽtos porq teuerõ por nada o adoramẽto dos deuses. E agora sabem que tu pecaste p saber. e por ẽde teuemos por bem de reçeber a tua emenda toda piedade. ca cõuẽ q tu percas a frol da tua mançebia louuada e q seja desregado o louuor da tua nobreza aginha como de qlqr outro homẽ vil e conheçido.

¶De como o bẽ auenturado zoil respõdeo ao juiz muy mãsamẽte e razõ a todo q lhe auia dito mostrando a verdade de nossa fe. Cap .cxciij.


Guardar XMLDownload text