Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   212d < Page 213a > 213b

QUando o bem auenturado sam zoil cheo do emsinamento do spu santo ouuoouuo: erro por ouuio. aquelo q o juiz dizia respõdeo lhe ẽtõ. e disse lhe. Peça ha ja q eu faley o mũdo os teus afagamẽtos. mas agora porq mo castiga a nossa [] rogo te nossa […] rogo te: lacuna semântica. Parece faltar um substantivo, talvez, a que o atributo nossa esteja associado. q me mandes responder ao tete: erro por teu. saber. e o juiz otorgou lho E disse lhe emtõ sam zoil. Ay juyz q os crẽtes reçeberõ tormẽtos dos descrẽtes. pois q ante q aqsto fosse se temerõ dello em louuar o senhor do mundo o coheçẽdo. Ca segũdo lemus diz a escriptura. Si cognouissent dn glorie non crucifixissent. Que qr dizer. Se elles ouuessẽ coheçido o senhor da gloria nom o cruçificarom. E outrosy o nosso snor qndo hia a payxom mostrou aquesto a seus discipolos quando dize. Si me persecuti sunt: et vos persequetur. Que qr dizer. Se a mim correrom: a vos correrõ outrosy. E por ẽde os apostolos relẽbrando se daqsto qndo os andauã correndo pelos matar hiã muy alegres ante a cara do conçello. porque erã achados por dignos de reçeber pfaços emno nome de jhesu christo. E os martires outrosy soffrendo muytos escarneos. e muytas feridas. e em cabo foram emçarrados em prisoões. e em carçeres. e dsi forã apedrados. e cortados de mujtas guisas. e ẽsayados d muytas maneiras de tormẽtos e cabo mort ẽna boca da

Guardar XMLDownload text