Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   214b < Page 214c > 214d

qbranto e da perda de todalas suas cousas q ouuera desejadas de los dias antiguos qndo cayo o seu pouoo ẽnas maãos dos seus ẽmigos. e ouue ajudador nẽhũ. E pois ẽno tpo do muy santo rey Sesebũto q foj rey dos godos toda a espanha. começou a reinar emna era de seisçẽtos e .lij. annos. Quãdo ãdaua ẽno ãno em q nosso snor jesu o naçeo em seyscẽtos e quatorze. E q auia dous q eraclio fora alçado empador de roma. e .xxij. q agilulfo reinara lõbardia. e .xxiij. q Cosdrue fora soldã de persia. foy assegadaassegada: erro por assessegada. paz a jgreja toda a spanha. e reçebiã os pouos muy d grado as palauras da fe pola pergaçõ dos homẽs sãtos. Onde aueo assi pelo ordenamẽto. e pela piedade d nosso snor jesu o Que ouue cordoua huũ homẽ de linhajẽ dos godos d occidẽte que auia nome agapio. e este foy homẽ de muy grãde guisa. e foy primeiramẽte leigo. E desy creçẽdo toda via em elle a santidade foy sabĩdosabĩdo: erro por subĩdo. d virtude virtude. por tal que ouuesse em sy o snor ds dos deuses. E por ende tomou as ordẽs da jgreja sobindo d grao em grao ate que foy clerigo de missa. E renegou todalas oufanasoufanas: provável erro; o contexto requer um nome (oufanias) e não um adjectivo. daqueste mundo. e quebranto muyto fortemente o seu corpo retendo se das cousas velamdo e gejũnando e estudando em oraçoões. De guisa que quedaua todo o dia de sse sacrificar a ssi mesmo a ds. E an

Guardar XMLDownload text