Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   219c < Page 219d > 220a

De como apareçeo zoil em vestidura brãca a hũa mollher em normãdia. e disse lhe que viessẽ em romaria a sua ygreja. e ela veo hy e pos pano muy boõ sobre seu altar. Capitulo .ccxij.

NOm he em esta terra nomeado tam soamẽte o bẽ auenturado martyr sam zoil ante voou ja per çima das portas de aspa e passou muytas vezes o mar alem andando per muytas ylhas e he marauilha. Ca hũa vez em normandia qndo o bẽ auẽturado martyr sam zoil ajudara hũa molher emna tristeza em que estaua apareçeo lhe em visom vestido de vestidura branca. e disse lhe que viesse a carriom a sua ygreja em romaria e mostrou lhe a carreira e o logar hu jazia ho seu corpo. e disse lhe q nome auia. E ella q se trabalhou de cõprir o mandado do seu padrõ leuantou se logo. e mete se a hir pela carreira e veo a carriõ tam certamẽte como se a elle guiasse. E logo que chegou a sua ygreja estẽdeo huũ pano sobre ho altar muy delgado q ela teçera p suas mãos. E desy contou certamente ante todos quantos hy estauam todo ho feito bẽ como lhes aconteçera e duuidou nenhuũ q o martir a ẽuiara. e ella desque ouue acabado todo aquelo q quisera tornou se pera sua terra muy alegre.


Guardar XMLDownload text