Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p6d < Page p7a > p7b

De como Adofredo emuiou por franco e cõtou lhe como o atormẽtarõ os sãtos martires pelos ossos q furtara cap .cxxj. fo .lix. De como adofredo deu as rligas a frãco e foj logo saão cap .cxxij folhas lx. Da vida e payxõ d justo e de habũdo e como justo foy ferido a palmadas e metido emno carçer cap .cxxiij. fol .lxj. De como justo foy ferido virgas e posto em hũa roda e tornarõ se as vgas brandas como cordas. e dsfeze sse toda a roda cap .cxxiiij. fol .lxj. De como justo foy metido ẽno forno ardẽte e lhe fez mal nẽhũ e dsy foj ditado outro fogo muj grãde cap .cxxv. fol .lxj. De como habũdo o menino foj deitado no fogo de suũ justo e lhes viovio: erro por veo. hy voz do çeeo q os cõfortou cap .cxxvj. fol .lxj. De como os sctos martires morerõ ẽno fugo. e forõ tirados ẽde mortos auẽdo seus corpos nẽhũ sinal d queimadura e dsy forõ soterrados ca .cxxvij. fo .lxij Dos martires q forõ mrteyrados no tpo d diocleçião c .cxxvij. f .lxij Da vida e paixõ d sadornĩ e d sisyno q forõ marteirados roma. cap .cxxviij. fol .lxij. De como sadornim e sam sisinio forõ postos no oleo e feridos paos cap .cxxix. fol .lxiij. De como qbrãtarõ os dẽtes e as

Guardar XMLDownload text