Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p11a < Page p11b > p11c

Da vida e da paixõ d segũdo. e d como o pndeo o pcõsul e mando lhe saçrificar c .cclxxij. f .cxxvj. Como segũdo foj posto ẽno eculeo e foj dstruido todo o tẽplo pola sua oraçã. ca .cclxxiij. fol .cxxvj. Como segũdo foj ditado ẽno rio hũa moo a gargãta e moreo hy ca .cclxxiiij. fol .cxxvj. Como matou o huso mays de sete marteirados d segũdo. e forõ os outros cõuertidos e bautizados p eutiçio c .cclxxv. f .cxxvij. Como o pescador achou o corpo d segũdo ẽno rio. e o soterrou sãta eudoxia ca .cclxxvj. fol .cxxvij. Dos martires q forõ marteirados emno tpo de cõstantino. e de lyçinio os emperadores. Como forõ marteyrados xl. caualeiros sebastia. e d como ouuerõ todos nome. e forõ todos presos cap .cclxxvj. fol .cxxvij. Como os sãtos martires forõ metidos no carçer ca .cclvij. f .cxxviij. Como os sãtos martires forõ metidos outra vez ẽno carçer sem tormẽto nẽhũ ca .cclxxix. f .cxxviij Como os sãtos martires forõ tragidos psos a julgar ãte o caudel. e ãte o adiãtado c .cclxxix. f .cxxviij Como os gẽtios qriã qbrantar os rostros dos sanctos martires pedras e firirõ se eles ãtre sy mesmos huũs os outros. e deu o duch huũa pedra ao adiantado. cap .cclxxx. fol .cxxix. Como os santos martires forõ tornados ao carçer. e lhes apeçeo o

Guardar XMLDownload text