Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p12b < Page p12c > p12d

e rogauan lhe q rogasse a ds por elles cap .cccxviij. fol .clij. Como o sãto martir foy ferido duas vezes paaos. e dsy ẽforcado p hũa mano, teẽdo hũa grande pedra atada em huũ pee cap .cccxix. fol .cxliij. De como sam anastasio outros lxx. martires foy afogado baraços na ribeyra do rio capitulo cccxx. fol .cxliij. Como os filhos de disgesdũ cõprarõ o corpo do sãto mrtir. e o soterrou o monje q viera elle emno moesteyro de sam sergio capitu .cccxxj. fol .cxliij. Como as duas guardas do carçer tauã ao outro os milagrosmilagros: castelhanismo. do corpo d anastasio e forõ soltos os ãos q jaziã psos. e cõtarõ o feito ẽna çidade de diapol a anastasio o seu abad e a todolos outros ca .cccxxij. fol .cxliiij. De como o mõje q fora sam anastasio se tornou a seu moesteiro e deu logo saão o moço q era dmoniado tanto q lhe vestio a vestidura ca .cccxxiij. fol .cxliiij.

¶Aqui se começa a tauoa da qrta pte do liuro da vida e paixõ dos mrtyres q forõ ẽno tpo de trayano o empador E primeiramẽte de sam focas q foj marteirado emno seu tpo. ca primeiro. f .cxlv.

Como focas foj tragido ãte africano. o adiantado. ca .ij. fo .cxlv. De como focas se raçoou afri


Guardar XMLDownload text