Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p14b < Page p14c > p14d

cap .lxiij. fol .clx. Como verumarõ a materno os olhos e toda a cara canas agudas e dsy moreo apedrajado ca .lxiiij. fol .clxxj. Da paixõ d serapiõ e logo de como santa canta foy atada polos pees e arastada p toda a villa. e desy moreo toda espadaçada ferras ca .lxv. fol .clxxj. Como [] sãtaComo […] sãta: lacuna semântica. Falta o artigo definido que faria de sãta apolonia o complemento indirecto desta oração. apoloia tirarõ os dẽtes e [] queymada e […] queimada: lacuna semântica. Falta uma forma do verbo ser que funcione como verbo auxiliar. e serapiõ pso sua casa cap .lxvj. fol .clxxj. Como serapion foy atormẽtado muy cruamẽte. e lhe dscõjũtarõ todalas cõjũturas do corpo e desy moreo despenado das camaras da sua casa. ca .lxvij. fo .clxxj. Da paixã d juliã e logo de como forõ atormẽtados d mujtas guisas. os hũs moriã os outros negauã ca .lxviij. fol .clxxj. De como sam juliano q auia a gota ẽnos pees foj preso e posto no camello. e ferido per toda a villa ata q moreo ca .lxix. fo .clxxij. Da paixõ d sam euno. e logo d como o poserõ camelo e [] trazidoe […] trazido: lacuna semântica. Falta uma forma do verbo ser que funcione como auxiliar do particípio passado trazido. p toda a villa. e açoutãdo o ferindo o moreo ca .lxx. fol .clxxij. Da paixõ d cauallo d’alexãdria. e logo d como foj dgolado p mãdado do juiz ca .lxxj. fol .clxxiij. Da paixõ de sam matario. o d libia e logo de como o qymarõ cap .lxxij. fol .clxxiij. Da paixõ d sam epimatho e logo d como moreo queymado capitu .lxxiij. fol .clxxiij.

Guardar XMLDownload text