Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   4d < Page 5a > 5b

lho de Satelico mandou descabeçar sam Torpeth. E os seruentes tjnhan o para o trazer a porta que he chamada de roma. mas ele rogaua lhes e dizia lhes. Rogo vos jrmaãos que me leyxedes pasar pante o meu amigo andrenico. Entom o trouuerã ante a sua porta E ele leuantou ho contra sy chorãdo e deu lhe paz. e disse lhe. Amyguo sygue me e soterra o meu corpo depoys que eu morer. ca bẽ creo per ds ca ueras galardõ por ẽde. ¶E quando os seruentes que o leuauã a matar ouuyrom aquesto o leyxarom hyr ele por tal que se comprisse o que o angio disera a torpeth. Eu leuarey o teu corpo alen do mar a outra puincia. E por esto sayrom eles com ele pela porta d çrjtessa e entrarõ em vna barqueta pequena. e meteron se com ele no ryo.

¶De como sam Torpeth foy descabeçado. e foy o seu corpo mitido na barca com hum caõ. e com hum galo. ¶Capitulo septimo.

QUãdo os maos seruẽtes leuauã assy o bẽ auenturado martyr de nosso senhor a marteyrar estaua siluyno na metade do mercado com grande multidõ dos gentjos e disse. Por mjlhor tenho que o escabeçẽ emna rybeira do mar que se nom torne outra vez viuo ca o seu ds mostra


Guardar XMLDownload text