Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   20c < Page 20d > 21a

vençudo en todalas cousas. E disse emtõ adriano o empador. nom ajades cuidado ca ja estam aparelhadas outras cousas mais duras que vos mandarey fazer. E emtõ hum dos saçerdotes do seu tẽplo q auia nome orpheto que era parẽte do empador disse. Se mandasse a vossa piedade trageremos saturno o ds nunca vençido e hiremos a eles com ele que os liure daqlas bestas fortes. e assi poderemos ganar as suas almas. E adriano emperador disse. fazede bẽ como vos semelha. Emtom orpheto com todolos outros saçerdotes. e com o conde ytalico tomarõ todos d suũ a ymagem do saturnos. e forõ se ela ao lugar hu estauam os santos martyres com as bestas brauas. E dsque forom la sayrom logo as bestas contra eles e mataron nos todos a dentes. e aas hunhas chamando os gentios. e dizendo ds saturno ajuda os te seruos. mas com todo aquelo os leixarom as bestas. E deitarom a ymagem desse mesmo ds saturno antre os pes e çujarom na toda o sangre dos seus sacerdotes.

De como as bestas brauas se forõ da çidade p mãdamento dos sctos martires e fizerõ mal a nẽhum. e eles forõ emçarados emno carçere. Capitulo xxxvij.


Guardar XMLDownload text