Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   21d < Page 212a > 22b

E mandou a seus seruẽtes nom leixassem nẽhum emtrar a eles. e q çarassem o carçer com seu cadeado Mas todo o pobo que crera d suũ com coloeero. e com os offiçiaes. começarom a demandar e preguntar polo bem auẽturado sam Apolonio que estaua escõdido emnos montes polos descrẽtes. e acharõ no escõdido nom muy longe da çidade de Brixiaão. e dsque lhe cõtarom todalas cousas que aconteçerom na çidade louuo sam Apolonio o nosso senhor ds. e foy sse eles de suũ açima de hum monte q era majs perto e majs espesso E segundo q he costume mostrou lhes aly o feyto da nossa fee. e baptizou os em nome do padre e do filho. e do spiritu santo. e desque os ouue cõfortados em jhesu cristo parti’os de sy. e emuiou os todos a boa ventura.

¶De como os offiçiaes de Coloeero forom degolados y sam Faustio. e sam Jonita e sam Coloeero forom leuados presos em cadeas a medialano. Capitulo .xl.

CHegarom as nouas a Adriano de como coloeero. e todolos seus offiçiaes criam em je


Guardar XMLDownload text