Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   25a < Page 25b > 25c

sa me embarga a mi q derame o meu sangue por o filho de deos. pero me queirades vos outros tardar o vosso dom.

¶De como sisto papa baptizou çerial o uigairo huũa coua. Capitulo .xlvij.

QUãdo sam getulo vio d como çerial era conuertido dise lhe pois reçebe tu agora o q he bẽ e iajũa e faze penitença como eu. Emtõ lhe mãdarõ q iejuũasse tres dias ataa q ouuesse reposta de ds. E eles outrosy seuerõ em vigilias e em orações toda a noyte. e desq foy acabada toda a noyte. todolos santos q estauã aly sam getulo e amançio e çerial ouuirõ huũa voz q veo e disse. chamade a uos sisto o bpo da çidade de roma q baptize çerial E eles veerom se pera roma. e chamarõ o bẽ auinturado sisto o papa. e veerom se com ele de suũ pera Gauis. a çidade de terra d sabina E desq hi forõ vindos fazendo ele segũdo a ordẽ dos aãos baptizou çerial em huũa coua q estaua açerça daqla çidade. E aqla ora q baptizauã vio çerial o spu santo desçender sobre sy. e chamou logo a grande voz e disse. Eu vejo lume mais resplãdeçẽte que o sol descender sobre my. Emtõ o bẽ auinturado Sisto fez seu sacrefiçio a nosso snor. e deu sacrefiçios por cada deles. e desy somũgarõ todos


Guardar XMLDownload text