Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   31c < Page 31d > 32a

seu marteiro. E mandou emtõ aureliano açender muy fortemẽte forno. e fez atar a sam Euemçio. e a sam alexãdre as espaldas duũ as do outro e mandou’s assy ãbos deitar dentro emno formo quente. E a sam Theodoro mãdou estar amte a porta do forno por tal que se espantasse da morte dos outros. e comsentisse a sacrificar aos ydolos Emtom sam Alexamdre chamou a grãdes vozes e disse. yrmaão theodoro vem aca agimha emtra aca comnosco ca o quarto que apareçeo antre os tres meninos judeus emno forno. e começarom todos a dar graças a de. e dizer. Jgen nos examinasti. et non est inueta in nobis iniquitas. ¶Que quer dizer. Em fogo nos poseste. e nom foy achada em nos maldade. E estauam ali muy alegres e nom lhes fazia o fugo mal nẽhuũ.

¶De como sam Euemçio: e sam Theodoro forom descabeçados. e a sam Alexamdre apicaçados todolos mẽbros do corpo ata que morreo. Capitulo .lix.

QUando o conde Aureliano ouuyo as nouas de como os santos martires estauã alegres ẽno forno. e lhes fazia o fogo mal nehũ. começou a gemer ãtre sy. e ẽsamgoẽtaua se lhe o coraçõ grãde sanha q


Guardar XMLDownload text