Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   37b < Page 37c > 37d

leto pose sse em sua seeda hu auya a julgar. e fez chamar ante sy todo o poboo. e desque o poboo foy chegado ante ele comecou lhes a falar daquesta guisa. e disse lhes. O muy piadoso Antonio o emperador me emuiou aquesta çidade mandamẽto que faça a todos vos outros fazer sacrefiçio aos deuses. e todo aquele que quiser obedeçer aqueste mandamẽto sera degolado. E quando o poboo ouuio aquesto. muytos dos que hi estauã obedeçerõ ao que el mandaua. começarõ a fazer saçrefiçio aos deuses. E muytos ficarom emna fe de nosso senhor jesu o. sofrẽdo muytas coytas por tal de consagrar as suas almas marteiro a nosso senhor. E pois o juiz aquel fabriano fez aly muytas perseguiçoões emnos aãos. e hĩdo aquela grãde cõpanha ao logar hu queriam fazer sacrificar os aãos. forom muytos marteirados. e quantos mais marteirauã. tanto mais se embrabeçia bem como o leom q quer destroyr algum. Mas auia ali santo homẽ que auia nome Ponçiano que era todo posto emno temor de ds. e nom quis sacrificar aos deuses. e premderõ no por emde os seruemtes do adeantado. e leuarõ no ãte a seda hu estaua o juiz. por que o julgasse.

¶De como Fabriano mandou desuestir sam Ponciano


Guardar XMLDownload text