Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   38d < Page 39a > 39b

QUando Fabriano o juiz ouuio aquesto foy muy sanhudo e disse ponçião despreçador dos deuses. e quaes nom quis sacrificar. mandamos q seja dado ao mõteiro que lhe talhe a cabeça. E tanto que ele esto mandou leuarom no logo. e ele ficou os geolhos e fez sua oraçom muy santa a nosso senhor. e disse. Graças dou a ty ds poderoso em todalas cousas que me trouueste aaqsta hora em que comfonderei o diabo pola batalha da paixom emno teu santo nome. e pois agora reçebe o meu spiritu em paz. E logo q ouue aquesto dito ferio aqle que o auia de degolar. e cortou lhe a cabeça. E assy acabou sam Ponçiano seu martejro xxiij. por ãdar do mes de Janeiro E veerom di noyte a ele os aãos. e leuarom o seu corpo daquele logar que era chamado a ponte do sangue. e soterrarõ no em paz. nom muy longe dos adarues da çidade de Espoleto em huũ campo que he chamado Luçião e foi soterrado .xxiiij. dias do mes de Janeiro. E derom todos louuores a ds que vemçe os seus imigos e coroa os se sctos. Mas agora vos leixaremos aqui d falar de sam põçiano. e cõtar uos emos das vidas e das paixões dos martires que forom marteirados emno tempo de Alexamdre o emperador. e logo da vida e da paixom d

Guardar XMLDownload text