Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   39b < Page 39c > 39d

perseuerando emnos seus mandamentos obrãdo de caridade. e trabalhando as suas maãos todas boõas obras. E embraueçẽdo alexamdre o emperador assy como lobo raiuoso contra o rabamho das ouelhas de nosso senhor jesu cristo E assi como o lobo soe leuar do cural das ouelhas que esta çerrado. o mais escolhido carneiro. assy os marteiradores por mãdado d alexamdre o emperador premderõ logo o caudel mais escolhido e mayor da compaha dos ãos e meteron no em carçel. e tormentauã no de muyta fame. e feriam no todo o dia com paos. e em cabo dspenarom no por çima de huũa freesta de huũa casa. e atarom lhe vna grande pedra a garganta. e deitarom no em huũ poço. e desta guisa reçebeo o coroado marteiro por amor de nosso senhor jesu cristo. e foy logo depos ele apostoligo d roma sam Calisto o papa. que polo seu emsinamento fez vijr muytos a marteiro. E em cabo beueo ele aquele mesmo vaso que fez beber aos outros.

¶De como sam çiriaco e sãta Jolita forom tragidos psos amte Alexãdre o adeamtado. Capitulo .lxxx.

DUrando em roma esta psiguiçõ que ouuydes era muy major a que faziam


Guardar XMLDownload text