Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   40d < Page 41a > 41b

Alexãdre. o seu mõteiro. E os tormentos q a eles erã aparelhados e eles soffriã erã a nosso snor sem pueito. ca pola forteleza dos coraçoões. e pola firmeza da sua fe. E pola mãseza da sua soffrẽça crijam eles os mais fracos a fazer o q eles faziã. e a semelha los elo. Ca em aqla mesma psom jaziã psos bẽ qtroçẽtos. e quarẽta. e qtro homẽs E cõselhauã lhes estes sãctos todo o dia q se tornassem a fe d nosso senhor jesu o. mostrando lhes q no auia so o çeo outro nome dado aos homẽs em q podessem ser saluos. E desq auiã puado p palauras. e p exẽplos q era vdade todo aqlo q eles deziã obrando em eles a graça daqle q qria q todolos homẽs fossem saluos. e q veessem a coheçẽça da vdade desempararõ todos qntos hi estauã psos as obras d satanas. E outorgarõ q criã em ds vdadeiro e poderoso em todalas cousas. e em seu filho jesu o. e emno spu santo. E q criã q aquestas tres pesoas erã tres duses. mas huũ so ds q he poderoso ele so de liurar os seus seruos de toda tribulaçõ. e de faze los saluos ẽno reyno dos çeos. E pois durando eles todos cada dia. mais em esta comfissom da fe forom feitos dignos de receber o reyno de ds.

¶De como os quatrocẽtos e quarẽta. e quatro martires forõ degolados. Cap .lxxxiij.


Guardar XMLDownload text