Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   44a < Page 44b > 44c

recebeu o emtõ Asterio e trouue o a sua casa. e logo q ẽtrou em casa ficou os geolhos. e começou a orar a nosso snor. e disse. Deus fazedor de todalas cousas que som justas. e as q nom poden seer justas e criador do linhagem dos homes. que emuiaste ouou: erro por o. teu filho nosso senhor jesu o. por tal q nos liurasses daqueste segre. e nos aduseses das tebras aa verdadeiroverdadeiro: erro por verdadeira. luz. e nosso senhor jesu q nos mãdou. e nos disse. Uinde a mi todos os q lazerastes e q estades caregados. ca eu vos fartarey. E pois nosso senhor conuerte aqsta casa. e da lume depois das tebras q coheça q tu es senhor e o de suum. o spiritu sancto per todos tpos. E qndo asterio. o caudel ouuio aquestas cousas. disse a Ualentino Marauilho me do teu saber que dize q o he lume. Respõdeu lhe emtõ Ualentino a muy clara voz. e disse lhe. Uerdadeiramẽte sabe que o nosso senhor jesu o que naçeo do spu santo. e de samta maria virgem. e he lume verdadeiro que alumea todo homẽ que viue este mũdo. E respondeo le emtom Asterio. e disse. Se ele a todo homẽ alumea prouarey se he ds se nom eu apagarey todo. o teu engano. Pois sabe q eu hey huũa menina q tomey por filha porq amey muyto de peqna. e ante dos dous annos emfermou malamente e çegou. e eu trage la ey a ty e se a tu saares. farej eu todalas cousas que tu

Guardar XMLDownload text